Primeiros passos com a Caju

Sou Colaborador

Descubra como se cadastrar na Caju como colaborador

1. Como usar o aplicativo
2. Como transferir saldo entre categorias
3. Onde posso usar meu caju?
4. O que fazer se uma transação não for autorizada
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5. Como usar o cartão (físico e virtual)
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Passo 1 - Como se cadastrar na Caju

1. Acesse https://empresa.caju.com.br/signup

2. Registre-se como administrador do sistema

Página de Registro

3. Após o cadastro vamos enviar um Email quando o processo estiver completo.

Identidade visual Caju

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1. Acessando sua conta

Pronto, agora você pode acessar sua conta pelo link https://empresa.caju.com.br/

Na página inicial você pode cadastrar e alterar os Dados Gerais, Endereços, Administradores e Categorias. https://empresa.caju.com.br/signin

Caso não lembre da sua senha, basta clicar em "Redefinir Senha" e acessar o link que será encaminhado para o seu e-mail de cadastro.

2. Configurando benefícios

As categorias de benefícios são carteiras virtuais dentro do aplicativo da Caju onde os colaboradores recebem os valores disponibilizados pelo RH para uso conforme a sua destinação específica. Caso o RH permita que os valores sejam flexíveis, os colaboradores podem realizar movimentações entre essas carteiras alocando os valores nas categorias onde eles desejam consumir seus benefícios.




Acessando “Categoria de Benefícios” é possível habilitar ou desabilitar as categorias. Importante saber que para disponibilizar valores em uma determinada categoria é necessário que ela esteja habilitada. Caso uma categoria seja desabilitada e um colaborador ainda possuir saldo nela, ela ficará disponível no aplicativo dele até que este saldo seja consumido por inteiro.

Conheça as categorias:

Refeição - Com o saldo de Refeição é possível realizar pagamentos em restaurantes, apps de delivery, lanchonetes, bares, etc. Caso não possua saldo suficiente na categoria Refeição, o valor total da transação poderá ser debitado da categoria Alimentação por serem categorias similares. 

Alimentação - Com o saldo de Alimentação é possível realizar pagamentos em supermercados, sacolões, etc. Caso não possua saldo suficiente na categoria Alimentação, o valor total da transação poderá ser debitado da categoria Refeição por serem categorias similares.

Mobilidade - A categoria de Mobilidade permite a utilização de aplicativos como Uber, 99Pop, abastecimento em postos de gasolina, estacionamentos, etc.

Cultura - Com o saldo de Cultura é possível realizar compras em livrarias online e físicas, ir a cinemas, teatros e shows, além de assinar serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e Spotify.

Saúde - Com o saldo de Saúde é possível realizar compras em farmácias, fazer exames médicos e cuidar do bem estar utilizando aplicativos de terapia online meditação.

Educação - Com o saldo de Educação, os colaboradores podem realizar compras de cursos online, realizar pagamentos de cursos superiores, técnicos, entre outros que aceitem pagamento na modalidade crédito Visa.

Home Office - Com a categoria de Home Office, é possível realizar pagamento de contas de consumo (água, luz, telefone, entre outras) que tenham o boleto vinculado à um banco. Também é possível realizar compra de materiais de escritório, papelarias, entre outros.


Observação:
O Caju é um cartão bandeira Visa, que funciona na modalidade crédito. Sendo assim, é importante que os estabelecimentos e sites escolhidos aceitem pagamento por esta modalidade.






3. Habilitando o Saldo livre

O Saldo Livre é uma carteira independente onde os valores só podem ser disponibilizados pela empresa, portanto não é possível realizar transferências desta carteira para as categorias de benefícios. Frequentemente é utilizado pelas empresas para o pagamento de premiações pontuais, vale presentes, ajudas de custos e reembolsos.



O Saldo Livre pode ser usado para qualquer compra em qualquer estabelecimento ou site que aceite pagamentos com cartões de crédito Visa, à vista. Além disso, o colaborador pode utilizar a função de pagamento de boleto dentro do aplicativo da Caju (a uma taxa de R$ 3,00 por boleto) e realizar saques nas redes de Banco 24H.

Para habilitar esta categoria e passar a utilizá-la no pagamento aos colaboradores, o administrador da plataforma deverá acessar "Saldo Livre" e em seguida habilitar.



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4. Seguros e Parcerias

A categoria de seguros permite ao RH contratar através da plataforma a melhor opção de seguro para os seus colaboradores. Acessando "seguros" é possível selecionar entre as opções disponíveis e até mesmo agendar uma reunião com o time responsável.


Conheça os tipos de seguros disponíveis para contratação:

Vida Caju: Com o Vida Caju, você oferece proteção para todos os seus colaboradores com coberturas significativas, através de um produto simples e sem burocracia.

Assistência Caju: Um produto voltado para cuidar da saúde e do bem estar dos colaboradores. O Assistência Caju foi pensado para deixar o Vida Caju ainda mais completo, com serviços adicionais como orientação psicológica e consultas médicas virtuais.

Proteção contra roubo: Um produto feito para você apoiar seu colaborador em caso de roubo de sua bolsa e seu cartão Caju.


Acessando parcerias é possível ter acesso à parceria exclusiva da Caju com a Zenklub e ao Caju Market. A parceria com a Zenklub permite ao RH ter acesso à condições comerciais exclusivas para a contratação da parceria para seus colaboradores, enquanto o Caju Market está sendo construído para que os colaboradores tenham acesso à descontos exclusivos para quem utiliza a Caju. Importante ressaltar que esse produto será implementado por etapas e em breve estará disponível para todos.



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5.Cadastrando colaboradores

É possível adicionar os colaboradores de três formas:

1) Adicionar manualmente

Acessando a aba "Colaboradores" e clicando em "Adicionar Colaborador", selecionando a opção a opção de "Adicionar Individual", basta preencher com as informações solicitadas (conforme documento oficial do colaborador) e clicar em "Concluir".

Informações obrigatórias para preenchimento:
Nome completo, CPF e dados de contato (e-mail e celular). Outras informações podem ser preenchidas pelo administrador da plataforma ou pelo próprio colaborador no momento da ativação do cadastro Caju.


2) Adicionar em lote CSV

Acessando a aba "Colaboradores", clicando em "Adicionar colaborador" e selecionando a opção "Adicionar em lote (CSV)".

No botão Adicionar Colaboradores, clique em Adicionar em Lote (CSV) e baixe o modelo da tabela clicando em 'Baixar Modelo'. 

Abra o arquivo usando o Excel no seu computador e inclua as informações solicitadas na tabela. Os campos de CPF e telefone devem conter apenas números!

A seguir, na plataforma Caju, Selecione o endereço e clique em 'Enviar Arquivo' e selecione o arquivo CSV.



Após ter sido concluído o cadastro do colaborador, ele receberá um e-mail de boas vindas contendo seu código de acesso a plataforma da Caju e conseguirá concluir seu cadastro pelo aplicativo.

Mesmo antes após a ativação do cadastro, o colaborador já estará apto a ser incluído em novos pedidos na plataforma da Caju. Enquanto não tiver terminado seu cadastro, seu nome constará na aba de "Pendentes" na sessão de "Colaboradores" da plataforma.

Obs:
A Caju cruza as informações dos colaboradores com bureaus de dados, por este motivo é importante que o cadastro seja preenchido de acordo com o que consta em um documento oficial do colaborador (RG ou CNH).

Na aba de "Colaboradores", todos os cadastrados ficarão como ativos. É possível inativar um colaborador clicando nos três pontos ao lado do nome e clicando em "Inativar". Os colaboradores inativos não poderão ser incluídos em um pedido de benefícios, mas podem continuar utilizando o app e cartão da Caju normalmente.

6. Gerando pedidos de benefícios

Agora que todos os funcionários estão na plataforma você está pronto para fazer o primeiro pedido. Acesse a aba “Pedidos”. Nesta aba você possui duas opções para gerar pedidos.

1) Pedido em Branco

Selecionar os colaboradores que receberão os benefícios, clicar na flecha para a direita e, após, clicar em “Próximo”, no canto inferior direito da tela.



Na tela seguinte, selecionar novamente todos ou apenas os colaboradores em que serão realizar as edições de valores:

IMPORTANTE:
"Valor Fixo" é o montante que não ficará flexível e somente poderá ser consumido neste determinada categoria.


No exemplo abaixo, o colaborador em questão ficará com R$ 250,00 flexíveis para outras categorias e R$ 250,00 fixos (não podendo movimentar este valor). O valor total que será pago para o colaborador é de R$ 500,00 na categoria “Refeição”


Após editar todos os pedidos, é só clicar em “Salvar”, confirmar o valor total no canto inferior esquerdo da página e “Concluir”. Se quiser deixar o pedido salvo para ser editado novamente no futuro, basta escolher a opção “Rascunho”

2) Pedido em CSV

Ao clicar em "Pedido por CSV", faça o download da planilha modelo, clicando em “Baixar Modelo”.

IMPORTANTE:
Lembre-se que colunas indicadas como “Fixos”, são as que definem quais valores ficarão não flexíveis dentro do total de cada benefício.

Assim que a planilha estiver preenchida e salva em formato CSV, basta clicar na opção “Enviar Arquivo”, depois em  “Carregar dados do arquivo” e por fim “Confirmar mapeamento” em cada coluna da planilha com o sistema.


Após conferência, clicar em “Revisar”, depois em “Continuar” e confirmar o envio


7. Pagando pedidos de benefícios

Ao terminar de gerar o pedido na plataforma, você terá escolhido a opção de pagar via Boleto ou via Crédito Caju. O Crédito Caju é um valor que fica disponível na plataforma a partir de estornos de saldos de colaboradores que o administrador da plataforma pode ter realizado.


No caso de pagamento do pedido via Boleto, deve ser considerado que o saldo será disponibilizado aos colaboradores no dia útil após o pagamento. Recomendamos que o pagamento seja realizado dentro do horário bancário.

No caso de pagamento via Crédito Caju, deve ser considerado que o saldo será disponibilizado aos colaboradores em até duas horas úteis.

Notas Fiscais: as Notas Fiscais são emitidas automaticamente e são liberadas por dentro da plataforma da Caju no útil após o pagamento do pedido. Para fazer download, deve ser acessada a aba "Pedidos" e acessar os documentos do pedido.

Notas de Débito: a partir da confirmação do pedidos, as notas de débito já são liberadas na plataforma e também podem ser acessar na aba de "Pedidos" e ao acessar os documentos do pedido.



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1. Como usar o aplicativo

Baixe o aplicativo no seu celular pela App Store ou Google Play.

Ao abrir o aplicativo preencha todos os dados de cadastro e valide sua identidade.

Você poderá gerar uma senha a partir de um link a ser recebido por SMS ou no seu e-mail cadastrado. Havendo necessidade de atualizar estes dados, entre em contato o RH da sua empresa.

Desbloqueie seu cartão pelo aplicativo e comece a usar seu Caju!

2. Como transferir saldo entre categorias

Se sua empresa optou por deixar seus benefícios flexíveis, é possível fazer a transferência entre as categorias de forma simples e rápida pelo próprio aplicativo.

1. Acesse seu app e clique em Transferir saldo entre benefícios ou no card da categoria que você deseja transferir
2. Se clicar em Transferir saldo Selecione de qual categoria você deseja retirar o saldo e indique o valor 
3. Agora selecione para qual categoria você quer que esse saldo seja transferido
4. Certifique-se que todas as informações estão corretas, clique em confirmar e pronto! Seu saldo será transferido em alguns segundos.

Você pode checar seu extrato a qualquer momento pelo aplicativo, e se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente pelos nossos canais de suporte!